Peixe pacífico e de fácil manutenção. Possui dois espinhos afiados no pedúnculo da cauda e pode causar ferimentos se não for manuseado com cuidado. Sua alimentação é simples, aceita todos os tipos de alimentação. Pode ser mantido junto a invertebrados sem maiores problemas. Como todo Tang, é um pouco territorialista podendo agredir peixes menores da mesma família.

O alimento predileto deste peixe, por ser um herbívoro de natureza, é o NORI, aquela alga japonesa que pode ser encontrada no bairro da liberdade-SP por um preço quase de graça. Experimente jogar um pouco no aquário e observe como ele a devora em poucos segundos.

Naso, este peixe é incrível. No início é muito medroso, esconde-se por qualquer coisa e come muito pouco, mas com o passar do tempo fica muito dócil. O meu, por exemplo, enquanto come alface deixa que eu fique tocando seu corpo sem se assusta. Chega a comer uma folha de alface em apenas um dia. Além da alface, não esqueça e oferecer-lhe também artêmia, flocos e grãos.

Tenho uma farmácia de manipulação com aquário marinho em exposição no centro de São Bernardo. Vivem ali corais, invertebrados e peixes como semi-circulato, donzela, palhaço, imperator, yellow...mas o que de longe se destacava por sua beleza e principalmente simpatia era o NASO. Chegava a reconhecer pessoas na loja e demonstrava seguindo-as pelo vidro. Ele era o dono daquele mundo colorido. E hoje, por um erro fatal de controle de pH, o único animal a sentir e morrer foi ele. Nós prestamos aqui nossa homenagem a esta espécie tão pacífica, feliz e companheira. Estamos consternados com essa perda. Clientes, vizinhos de comércio e amigos passaram o dia perguntando pelo peixe de baton e lápis de olho. É uma espécie simplesmente inesquecível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário