domingo, 11 de dezembro de 2011

mata mata

Mata-mata (ou matamatá) (Chelus fimbriatus) é uma espécie de cágado de água doce pertencente à família Chelidae. É a única espécie do gênero Chelus. Encontrada predominantemente nas águas doces da América do Sul, é um animal carnívoro, se alimentando de invertebrados aquáticos e peixes. A mata-mata tem uma aparência bem diferente das demais tartarugas. Tem uma carapaça marrom ou preta de até 44.9 cm. A couraça é reduzida, estreita, sem articulações, encurtada na frente e reta atrás.
A cabeça também é bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Tem numerosas abas de pele. Tem dois barbilhos no queixo e dois adicionais barbilhos filamentosos na mandíbula. O focinho é longo e tubiforme. A mandíbula superior não é nem curva nem chanfrada.
Cabeça, pescoço, rabo e membros são marrons acinzentados nos adultos. O pescoço é bastante longo, maior que a vértebra dentro da carapaça, e é franjado com pequenas abas de pele ao longo dos dois lados, assemelhando-se a um galho de árvore.
Matamata turtle 2048x1536.jpgCada pata dianteira tem cinco garras com membranas nadatórias. Machos têm couraças côncavas e rabos compridos e longos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário