terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ramphastidae

para quem não sabe,a ramphastidae são as espécies de tucanos.são aves maravilhosas,que apresentam um grande bico,que em cada tucano é uma cor.eles comem lagartixas,frutas e filhotes de aves.esses animais só são vendidos em lojas altorizadas pelo ibama,pois são aves silvestres.nunca os compre pelo mercado negro,pois eles podem vir sem certificado de origem e seu animal pode ser apreendido pelo ibama.


Ramphastos tocotucano toco












White-throated Toucan.jpg




tucano grande de peito branco





Ramphastos dicolorus -São Paulo-SP, Brasil-8.jpg



tucano de bico verde




Ramphastos vitellinus -Matsue Vogel Park-8a-4c.jpg


tucano de bico preto

domingo, 11 de dezembro de 2011

mata mata

Mata-mata (ou matamatá) (Chelus fimbriatus) é uma espécie de cágado de água doce pertencente à família Chelidae. É a única espécie do gênero Chelus. Encontrada predominantemente nas águas doces da América do Sul, é um animal carnívoro, se alimentando de invertebrados aquáticos e peixes. A mata-mata tem uma aparência bem diferente das demais tartarugas. Tem uma carapaça marrom ou preta de até 44.9 cm. A couraça é reduzida, estreita, sem articulações, encurtada na frente e reta atrás.
A cabeça também é bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Tem numerosas abas de pele. Tem dois barbilhos no queixo e dois adicionais barbilhos filamentosos na mandíbula. O focinho é longo e tubiforme. A mandíbula superior não é nem curva nem chanfrada.
Cabeça, pescoço, rabo e membros são marrons acinzentados nos adultos. O pescoço é bastante longo, maior que a vértebra dentro da carapaça, e é franjado com pequenas abas de pele ao longo dos dois lados, assemelhando-se a um galho de árvore.
Matamata turtle 2048x1536.jpgCada pata dianteira tem cinco garras com membranas nadatórias. Machos têm couraças côncavas e rabos compridos e longos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

papa vento do sul

O Papa-vento-do-sul ou Anisolepis undulatus é um réptil arborícola de pequeno porte, atingindo pouco mais de 30cm, sendo que a cauda corresponde a quase todo seu corpo.
São ovíparos e são encontrados no sudeste do Rio Grande do Sul, na Argentina e no Uruguai

salamandra-gigante-do-japão

A salamandra-gigante-do-japão (Andrias japonicus, ant. Megalobatrachus japonicus) é o segundo maior anfíbio da Terra (o maior é a salamandra-gigante-da-china), pertencente à ordem Caudata, que pode atingir até 1,44 m[1][2] de comprimento. A espécie ocorre nas ilhas de Honshu (província de Gifu e Shikoku) e Kyushu (província de Oita).

tritão

Tritão é o nome comum dado a anfíbios pertencentes à subfamília Pleurodelinae (família Salamandridae). A característica comum a todas as espécies de tritão é a sua permanência prolongada em pontos de água doce durante a época de reprodução. Esta pode durar vários meses por ano, dependendo da espécie em questão.
Os tritões são todos os membros da família Salamandridae excluindo as "verdadeiras" salamandras: os géneros Salamandra, Chioglossa, Mertensiella, Lyciasalamandra e Salamandrina.
Um Notophthalmus viridescens exibindo coloração aposemática para avisar os predadores sobre a sua pele altamente tóxica.Estão presentes em toda a Europa, Ásia, América do Norte e norte de África. Em Portugal podem ser encontradas as duas espécies de tritão-marmoreado (Triturus marmoratus e T. pygmaeus), o tritão-ibérico (Lissotriton boscai), o tritão-palmado (Lissotriton helveticus) e a salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl).

salamandra de fogo

A salamandra-de-fogo, salamandra-comum ou salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) é uma espécie de anfíbio caudado pertencente à família Salamandridae. É também conhecida regionalmente por saramela, saramantiga ou salamaganta.
Feuersalamander 080223-2.jpgA sua pele é característica de cor negra com manchas amarelas. Medem entre 14 e 20 cm de comprimento. As larvas são aquáticas mas o adulto é terrestre.As salamandras são capazes de se defender activamente dos predadores. Adoptam posturas anti-predatórias e são capazes de libertar pela pele, uma substância tóxica denominada samandrina. Esta substância é um alcalóide que provoca convulsões musculares e uma elevada pressão sanguínea, combinada com hiperventilação. As glândulas de veneno estão concentradas na zona do pescoço e na superfície dorsal. As áreas mais coloridas do animal normalmente coincidem com a localização dessas glândulas.

cagado de barbicha

 O Cágado de Barbicha é uma espécie de pequeno porte que possuí ampla distribuição geográfica na América do Sul, sendo encontrada na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil ( sudeste, centro-oeste e nordeste ). Essa espécie é comumente encontrada em rios, lagos e lagoas de correnteza lenta (Ernest; Barbour, 198Possuí carapaça achatada e larga com o dorso de coloração preta ou cinza esverdeada. O plastrão possui um entalhe anal e tem uma coloração vermelha rosada com manchas pretas irregulares. A cabeça é larga e lisa, com coloração preta, linhas brancas e irregulares sob os olhos e sobre a boca. A parte inferior é branca com linhas e pontos pretos. A característica mais proeminente dessa espécie é uma linha preta e larga que se estende longitudinalmente pelo olho, também possui um par de “barbelas” no queixo com a extremidade preta, fato este que o diferencia da espécie Phrynops hilarii onde as extremidades são brancas. Os membros são cinza com manchas brancas e as patas possuem membranas interdigitais que auxiliam na natação. Passam boa parte do dia tomando banho de sol.
    Alimentam-se na natureza de folhagens, frutos, insetos, moluscos, minhocas e peixes, em cativeiro aceitam bem alimentos como plantas aquáticas, ração de quelônios e suplementos vitamínicos e minerais. Os machos desta espécie, tem em média 21 centímetros de comprimento de carapaça e as fêmeas 35 centímetros de comprimento de carapaça, onde os machos pesam entre 0,6 a 1,9 Kg e as fêmeas entre 1,5 a 3,9 Kg. A postura dos ovos ocorre entre novembro e fevereiro nos bancos de areia formados nas margens dos rios. Geralmente a postura é realizada a noite, mas quando não existe a ameaça de predadores começa depois das três da tarde. Em cada ninho é colocado de 6 a 18 ovos de coloração branca, esféricos, medindo entre 3 e 5 cm . Os ovos são chocados pelo calor do sol por cerca de 100 a 120 dias (Pritchard 1979; Pritchard,Trebbau, 1984).
9). Esse cágado é extremamente resistente, aguentando grandes poluições ambientais e sendo comumente encontrado em rios bastante poluídos próximos a grandes cidades. O acasalamento tem inicio entre setembro e novembro, ocorrendo normalmente durante o dia, existindo uma série de comportamentos de corte que incluem a perseguição da fêmea e mordidas no pescoço da fêmea. e os filhotes nascem entre dezembro e janeiro.
    Normalmente a temperatura mantida para todas as espécies de Phrynops em cativeiro, varia de 20 - 25 ºC, com temperatura ambiente entre 24 – 30 ºC. Como estes cágados passam a maior parte do tempo dentro da água, um aquário com medidas amplas se faz necessário. O pH da água varia entre as espécies, mas uma regra básica pode ser utilizada que é manter o pH abaixo de 6,25. O sangue circulantes apresenta numerosas células primitivas, a produção das células vermelhas está dividida entre o baço e a medula óssea. Com relação às células brancas é importante ressaltar a baixa quantidade de neutrófilos e um aumento dos eosinófilos e basófilos circulantes, além da presença de heterófilos, células encontradas nos répteis e nas aves, e inexistente nos mamíferos. Os eritrócitos são numerosos, com um ou mais núcleos irregulares e formato elíptico com cromatina nuclear espessa e densamente granular. No sangue periférico podem ser encontradas formas imaturas ( Frye, Murphy1991; Andrew 1965 ).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

a migração anual do caranguejo vermelho na ilha de natal

caranguejo vermelho

No Norte da Australia numa pequena Ilha Christmas (Natal), no último trimestre do ano, um fenômeno interessante ocorre.
150 Milhões de Caranguejos Vermelhos (Gecarcoidea natalis), saiem das florestas Humidas e vão para a costa desovar.
No caminho eles invadem tudo , mais os moradores já estão acostumados com este fenomeno , quando a emigração chega no seu ponto maximo e as barreiras das estradas não fazem efeito as estradas são fechadas.

Quando as femeas chegam a costa cada uma coloca 100 mil ovos e regresão as florestas humidas , semanas depois é a vez dos filhotes irem para a floresta .

Os Habitantes Locais dizem que para a população de Caranguejos manter-se como está so precisa de haver 2 anos com clima bom (humido) em cada 10 anos .

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

manejo de ovos de teiú

naso tang

Peixe pacífico e de fácil manutenção. Possui dois espinhos afiados no pedúnculo da cauda e pode causar ferimentos se não for manuseado com cuidado. Sua alimentação é simples, aceita todos os tipos de alimentação. Pode ser mantido junto a invertebrados sem maiores problemas. Como todo Tang, é um pouco territorialista podendo agredir peixes menores da mesma família.
Comentário
O alimento predileto deste peixe, por ser um herbívoro de natureza, é o NORI, aquela alga japonesa que pode ser encontrada no bairro da liberdade-SP por um preço quase de graça. Experimente jogar um pouco no aquário e observe como ele a devora em poucos segundos.
Comentário
Naso, este peixe é incrível. No início é muito medroso, esconde-se por qualquer coisa e come muito pouco, mas com o passar do tempo fica muito dócil. O meu, por exemplo, enquanto come alface deixa que eu fique tocando seu corpo sem se assusta. Chega a comer uma folha de alface em apenas um dia. Além da alface, não esqueça e oferecer-lhe também artêmia, flocos e grãos.
Comentário
Tenho uma farmácia de manipulação com aquário marinho em exposição no centro de São Bernardo. Vivem ali corais, invertebrados e peixes como semi-circulato, donzela, palhaço, imperator, yellow...mas o que de longe se destacava por sua beleza e principalmente simpatia era o NASO. Chegava a reconhecer pessoas na loja e demonstrava seguindo-as pelo vidro. Ele era o dono daquele mundo colorido. E hoje, por um erro fatal de controle de pH, o único animal a sentir e morrer foi ele. Nós prestamos aqui nossa homenagem a esta espécie tão pacífica, feliz e companheira. Estamos consternados com essa perda. Clientes, vizinhos de comércio e amigos passaram o dia perguntando pelo peixe de baton e lápis de olho. É uma espécie simplesmente inesquecível.

caranguejo-aranha

O termo caranguejo-aranha é a designação comum a diversos crustáceos oxirrincos, marinhos, especialmente aqueles da família dos majídeos, que possuem pernas muito longas e finas, corpo triangular e carapaça estreitada anteriormente, formando um rostro. A espécie Macrocheira kaempferi, da costa japonesa, é o maior artrópode vivente, com quelópodes de cerca de 2 metros de comprimento. Também são chamados de aranha-do-mar e santola.
No Brasil, as principais espécies pertencem ao gênero Lybinia.

achilles tang

O Achilles tang na minha opinião é um dos tang´s mais agressivos e ativos que existe. Como vive em aguas turbulentas, é necessário que o aquário tenha uma circulação extremamente forte e que o reef tenha uma ORP alta. Não é raro ver o Achilles parado na frente da Powerhead. Nem sempre se alimenta de flocos, sendo necessário oferecer algas diariamente. Recomendo no mímino 400 L e uma ótima qualidade de água.

caranguejo de manguezal

esses caranguejos são incontrados nos mangues,ou tambem saem desse lugar e vão a beira de um rio procurando plantas e pequenos peixes.são todos avermelhados meio com marrom.na epoca de acasalamento,os filhotes são depositados na beira do mangue.